Hoje em dia nem é preciso dizer o quão importante o Google é em nossas vidas, por segundo, milhões de buscas são feitas no site procurando por empresas como a sua, mas você sabe o que fazer para começar a aparecer nelas?

Sempre que temos uma dúvida ou queremos descobrir algo, recorremos ao buscador para encontrar desde receitas até teorias de física quântica. Pode ter certeza que as pessoas que precisam dos seus produtos e serviços se encontram lá também.

Existem duas formas de aparecer no Google, uma é o SEO (Search Engine Optimization) e a outra é o PPC (Pay per Click):

SEO (Otimização para Mecanismos de busca)

1. Envie seu site para o Google

Os mecanismos de busca como Google, Yahoo, Bing, Baidu e etc possuem robôs que vasculham a internet inteira através dos links utilizados dentro das páginas do site. Mesmo assim existe a possibilidade de que eles ainda não tenham encontrado seu site ainda, mas existe uma forma de acelerar esse processo.

O Google possui uma ferramente que possibilita essa indexação em seus resultados, acesse a ferramenta e envie seu site para o buscador. Quando você fizer alterações no site e criar novas páginas, reenvie o link para que o Google veja essas mudanças.

Bônus: O Bing também possui uma ferramenta de indexação, utilize esse link e envie seu site.

2. Selecione as palavras-chave certas

Palavras-chave ou keywords são palavras e frases que dizem o tipo de conteúdo do seu site. Geralmente são aquelas que você usa nos títulos do conteúdo e ajudam a definir sobre o que se trata o site. Quando o Google o acessa, ele analisa as palavras mais utilizadas e as utiliza como “keyword” e define o quão bem rankeado o seu site será. É por isso que é muito importante selecionar as palavras-chave certas para o site, utilize a ferramenta Keyword Planner para buscar outras opções, quantidade de buscas e até mesmo concorrência.

3. Escreva boas meta tags

As meta tags são aqueles textos que aparecem nos resultados de pesquisa, eles não são retirados aleatoriamente do site, você pode defini-los. Os mais comuns são:

  • Título: Definido no html como <title>, ele é fundamental para o posicionamento do site, utilize a palavra-chave principal da página nele.
  • Meta Tag Description: No html você pode encontrá-la como <meta name=”description”>, ela não é necessariamente um fator de rankeamento, mas utilizando corretamente você convence o usuário a clicar no seu resultado e não dos seus concorrentes.

Veja abaixo nosso resultado de busca:

3. “Linke” seu site nas redes sociais

É extremamente importante estar presente nas redes sociais. Adicione o link do seu site no Facebook, Google+, LinkedIn, Twitter e todos os locais que você tenha uma página corporativa. O compartilhamento em redes sociais é um dos fatores de rankeamento, pois reflete a autoridade/importância da sua empresa.  Dica bônus: Compartilhar links do seu site como status nas redes sociais aumentam a chance do seu site ser indexado mais rapidamente pelos buscadores.

4. Escreva um conteúdo excelente

O conteúdo é o maior fator de rankeamento, pois a premissa do Google é exibir cada vez mais os melhores resultados de buscas para cada usuário. Com um bom conteúdo você não irá somente rankear melhor, mas se diferenciar da concorrência e mostrar autoridade no assunto, o que facilita ainda mais a decisão da pessoa de comprar ou não seus produtos/serviços.

PPC (Pay per Click ou Links Patrocinados)

1. Defina um orçamento para as campanhas

Antes de sair anunciando nas plataformas de Links Patrocinados como o Google AdWords ou Bing Ads, defina exatamente o quanto você irá investir por mês. Nós na Leace utilizamos o investimento total do cliente e dividimos por 30,4, que é a média de dias nos meses do ano. Assim, não existirá perigo da campanha parar antes do previsto.

Imagine que você tenha R$900 por mês para investir, divido por 30,4 o orçamento diário será de R$29,60, cada clique nos seus anúncios irá debitar um valor desse orçamento diário.

2. Selecione as palavras-chave certas

Tanto no SEO quanto nos Links Patrocinados as palavras-chave são extremamente importantes, a diferença é que no PPC você paga pelos erros. Identifique palavras que façam sentido com a sua empresa, não compre a keyword “carros” com atuação em todo o Brasil se você vende apenas para a cidade de São Paulo. Com certeza seu orçamento seria consumido muito rápido e poderia não aproveitar o resto do dia. Seja específico através das Long Tails (Palavras chave mais específicas e maiores), como por exemplo: HB20 usado à venda em São Paulo. As pessoas que buscam por esse termo estão interessadas especificamente em um carro em uma cidade, basta você direcionar essa pessoa à uma página do seu site contendo exatamente o que ela precisa.

3. Exclua palavras que não fazem sentido

Analise sempre os termos de pesquisa utilizados, palavras como “grátis”, “estágio” e “emprego” podem não fazer parte do seu objetivo caso você não esteja oferecendo empregos ou serviços gratuitos. Já tivemos casos de campanhas que o cliente nunca havia analisado os termos e descobrimos que 30% do seu investimento anual foi utilizado de forma incorreta, praticamente perdido para esses termos. Tome muito cuidado e os exclua sempre que encontrar.

4. Monitore sempre a performance da campanha

Tenha o hábito de verificar se o investimento nas campanhas está se traduzindo em retorno. O cálculo para ROI (Retorno sobre o investimento) é simples: (Retorno Financeiro – Investimento na plataforma) / Investimento na plataforma. Exemplo: Retorno financeiro de R$4.000 e Investimento na plataforma de R$1.000. (4000-1000)/1000 =  ROI de 300%, ou seja, sensacional.

 

 

 

E agora?

Agora é hora de botar a mão na massa, insira seu site nos buscadores, escreva um bom conteúdo com palavras-chave específicas para ele e crie sua estratégia de Links Patrocinados para aumentar exponencialmente suas vendas. Se precisar de ajuda com suas campanhas, somos especialistas e já gerenciamos mais de R$4 Milhões nesses últimos 2 anos. Vamos conversar?