O LTV (Life Time Value) significa em português “Valor de tempo de vida”, em outras palavras é o quanto um cliente gera de receita em seu tempo médio de permanência na sua empresa.

Esse valor é o principal indicador de retorno de campanhas de qualquer tipo e principalmente AdWords e Facebook Ads. Essa métrica é muito comum nas Saas (e também ecommerces), pois possuem recebimentos recorrentes como assinatura de um plano. Mas isso não exclui as outras empresas, se você tem clientes eles podem voltar a comprar, e você precisa saber qual é esse valor.

Nós na Leace a utilizamos como base para nossas estratégias comerciais e de marketing e você também deveria.

Mas por quê?

Utilizando o LTV  você consegue descobrir o ROI (Retorno do investimento). Existem diversas formas de calcular, a mais simples é:

LTV = (Valor médio gerado por mês de todos os clientes x Quantidade de meses que ele paga à você)

Na prática

Imagine que você tem uma startup que possui um plano de R$50 por mês, monitorando todos os usuários você descobre que eles ficam em média 2 anos com você, ou seja, 50 x 24 = R$1200. Ou seja, esse cliente gerou pra sua startup R$2400, agora imagine também que ele custou R$200 para converter através de campanhas de AdWords. Na hora você vai se assustar pensando “Poxa, investi R$200 e consegui apenas 1 cliente”, mas sabendo seu Life Time Value, você também sabe que ele irá gerar em média R$2400, um ROI de impressionantes 1100%, mostrando claramente que o investimento de R$200 valeu extremamente a pena.

Criamos uma planilha muito fácil de utilizar que irá te ajudar a monitorar seus clientes e descobrir seu Life Time Value para descobrir o investimento em campanhas. Para acessar a planilha clique nesse link, faça login na sua conta de Gmail e selecione “Fazer Cópia” ou “Fazer Download” na aba de “Arquivo”.

Conclusão

O LTV é o grande diferencial em tomadas de decisão, com ele você poderá saber se pode ou não aumentar os investimentos de Marketing da sua empresa.

Bônus: Calcule o LTV de cada mídia de origem do seu cliente (Facebook/Google/Prospecção/Indicação/etc) para saber qual é o mais rentável. Descubra o CAC (Custo por Aquisição de Cliente) para saber que a cada R$150 investidos na mídia X ela traz um cliente. Usando o CAC e LTV você poderá saber quando pode escalar suas campanhas aumentando cada vez mais seus investimentos de forma segura.

Utilize a planilha semanalmente e deixe sua empresa crescer também 🙂