Sabemos que os leads são extremamente importantes para que as empresas fechem novos negócios, pensando nisso, criamos esse artigo para ajudar a qualificar corretamente os contatos que chegam para sua empresa.

Primeiramente, o que é um lead?

Lead é um conjunto de informações preenchidas em um formulário por uma pessoa interessada no seu produto/serviço, as mais comuns são: Nome, email, telefone, nome da empresa e mensagem.

Sabia que se você não entrar em contato com o lead em até 24h depois que ele chegou, existe 95% de chance de você já tê-lo perdido. Coloque-se no lugar da pessoa: Ela pesquisou no Google, encontrou sua empresa, preencheu um formulário e está aguardando contato. Ela não fez isso só com você, geralmente está fazendo com mais 3 empresas pelo menos. Portanto, o timing é tudo. Então vamos lá.

Como qualificar corretamente um lead

  1. Não demore para entrar em contato, faça isso o mais rápido possível. Se o lead chegou via WhatsApp, a urgência é ainda maior;
  2. Busque informações da pessoa/empresa: Faça pesquisas na internet, acesse o site da empresa, conheça as soluções que eles oferecem para ter uma conversa mais proveitosa com o lead;
  3. Seja cordial, ninguém gosta de conversar com pessoas mal educadas;
  4. Entenda o contexto do lead: Pessoas que vieram através de um anúncio em jornal podem estar em momento de compra diferente de quem chegou através de campanhas no AdWords;
  5. Faça perguntas cruciais (dica: crie um roteiro com elas) para entender a necessidade do lead, como área de atuação, segmento da empresa, cargo, quais as dores que ele precisa resolver na empresa;
  6. Crie promessas (essa dica é sensacional!), antes de terminar a ligação, faça uma promessa de enviar a proposta no dia X e já deixe uma ligação agendada para o dia Y. À medida que você cumpre essas promessas, sua relação de confiança com o lead vai aumentado e consequentemente sua chance de fechar negócio;
  7. Tenha bom senso, não faça ligações de madrugada ou extremamente cedo, se o contato chegou 2h da manhã, faça o contato à partir das 8h.

Bônus: Taxa de qualificação por canal/mídia

Usando uma simples planilha, compare a taxa de qualificação de leads por canal/mídia, assim fica mais fácil identificar qual mídia traz leads melhores qualificados do que outras (lembre-se de que cada mídia tem um contexto diferente, geralmente quem vem por SEO e AdWords já está mais próximo de converter pois já está precisando da sua solução):