Com a onipresença da internet em nossas vidas, vivemos cercados pelas mídias sociais, com seus conteúdos gráficos e fluxo de informação incessante e acelerado. Percebemos o que nos atinge com facilidade e aptidão, estando mais atentos e antenados ao que nos circunda.

Nesse contexto, é impensável qualquer negócio, que almeja competitividade no mercado, sem uma campanha publicitária que desenvolva sua imagem e propague sua marca e seus produtos na rede digital.

A publicidade digital tornou-se essencial, parte indispensável de uma empresa que busca mostrar-se sempre disponível aos seus clientes e prospects exatamente quando eles procuram tal serviço. A presença na rede virtual traz legitimidade e confiança. Pode-se entender até que a existência de uma empresa está ligada a sua exposição e reconhecimento na rede.

O marketing atualizou-se afortunadamente para melhor!

Antes, a publicidade, estava vinculada a quantidade de pessoas alcançada pelos anúncios. Os outdoors, por exemplo, têm seu valor calculado a partir da quantidade média de pessoas que passam por ele diariamente. Na televisão, os valores dos anúncios são estabelecidos baseado nos dados de IBOPE e tempo de exposição. Nas revistas e jornais, a tiragem, página e posicionamento. Nesses canais de marketing o anunciante pode estimar seu alcance e até, de certa forma, segmentar seu público-alvo, através de um altíssimo investimento, porém é incapaz de contabilizar quanto desse investimento transformou-se efetivamente em lucro.

Com links patrocinados, a publicidade é extremamente mensurável em diversos aspectos, já que tudo funciona em torno de dados computados. Utilizando o exemplo citado acima, enquanto se apostaria em um outdoor pelo fluxo estimado de um grupo heterogêneo de pessoas, dentro de um determinado período, em um certo local, com uma campanha patrocinada no Facebook, por exemplo, sabe-se exatamente quantas pessoas foram alcançadas, essas pré-estabelecidas pelos lugares onde estão e seus interesses.

Na antiga forma de se fazer publicidade investe-se ao risco, já que é extremamente difícil medir quem foi realmente impactado pela campanha, e logo mensurar, com precisão, quanto ela realmente rendeu, em outras palavras, qual foi o retorno sobre investimento (ROI).

Com links patrocinados isso não existe, controla-se totalmente o investimento e, justamente, o quanto é preciso investir para gerar, através de uma campanha publicitária, uma boa oportunidade de negócio – pela terminologia do marketing digital o custo por conversão. Esse dado é valioso, pois indica exatamente o quão efetivo é o investimento na publicidade para te colocar frente a frente com alguém que esteja interessado no seu produto.

Através dessa métrica, é possível estipular o orçamento para uma campanha. Pensando no valor total da venda do produto, sua periodicidade e quantas vezes será comprado pode-se calcular um valor exato de quanto deve-se aplicar na campanha para entrar em contato com um cliente em potencial. A partir daí, basta que lhe seja dada uma boa experiência comercial e atenção, já que é certo que há o interesse no produto ou serviço uma vez que o anúncio foi clicado.

A importância do custo por conversão está intimamente ligada à lucratividade que a campanha publicitária pode gerar. Através dessa métrica mede-se o preço que se investe para que um interessado no seu produto ou serviço entre em contato, faça uma compra, peça um orçamento ou qualquer outra ação que você estipule previamente como conversão.

O conhecimento dessa razão combinado com outras métricas pode revelar insights valiosos, como avaliar, por exemplo, o departamento comercial de uma empresa. Imagine que a conversão de um determinado negócio seja uma chamada telefônica à sua equipe de atendimento. Se o custo por conversão está baixo mas o custo por venda está alto, significa que as chamadas aconteceram através das campanhas, por um custo justo, mas grande parte dos interessados que ligaram desistiram da compra após o contato, o que pode revelar um mal atendimento comercial.

Nesse mesmo cenário – baixo custo por conversão e alto custo por venda – imaginando que a conversão, no caso, seja um pedido de orçamento pode surgir a necessidade de reavaliar o preço estipulado pelo produto, já que os interessados não se tornam efetivamente clientes após saberem o preço pelo produto que desejam adquirir.

O custo por conversão é apenas um dos dados disponíveis dentro das plataformas de marketing digital, muitas outras métricas existem para se analisar e se cruzar dados. As combinações são inúmeras para se otimizar as campanhas e atingir um nível de performance planejado.