Já é clichê demais falar que marketing e vendas andam juntos, certo?

Usando isso como premissa básica (porque na verdade, é) vamos explicar porque você precisa integrar suas campanhas de Google Ads, Facebook Ads, Linkedin Ads e todas as demais a um CRM de vendas de qualidade.

 

O que é um CRM de vendas?

Contextualizando, o CRM (Customer Relationship Management) é o nome dado para a plataforma que permite receber oportunidades/clientes, realizar agendamentos para fazer touchs de vendas e outras ações, controlar seu funil comercial e muito mais. Sabe aquela planilha do Excel que você usa para receber seus leads e comentar “Fechado” ou “Perdido”? É isso, só que em um nível muito mais além.

Então vamos lá: você recebe um contato de uma campanha do Facebook, que vamos nomear de “campanha 2020”, que passou pelo grupo de anúncios “grupo 1” e pelo anúncio “anúncio 1”, este último que utiliza o argumento de vendas “compre online”. Nesta campanha você tem mais 5 grupos de anúncios com personas (públicos) diferentes e em cada um deles tem 8 anúncios, variando imagem e texto.

Na boa e velha planilha do Excel você recebeu este contato, fechou negócio, mas agora não sabe de onde veio – Facebook? Google? Anúncio 1 ou 2? Aí temos um grande gap. Ainda mais se você tivesse perdido negócio, não saberia qual campanha trouxe este contato ruim e não saberia realocar o orçamento. Resumindo, dinheiro jogado fora.

Integrando suas campanhas digitais com um CRM de vendas

E agora vamos ao melhor cenário, aquele em que você usa um bom CRM e consegue integrar todos os dados de suas campanhas!

Lembra das informações do lead relacionadas a campanha, grupo e anúncio? Quando criamos um anúncio no Facebook ou em qualquer plataforma digital nós utilizamos parâmetros de URL ou os famosos UTM’s.

Para este anúncio que levou a conversão e também a venda, a URL utilizada no anúncio era a seguinte:

www.site.com.br?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=campanha-2020-grupo-1&utm_content=anuncio1&utm_term=compre-online

 

Note que depois do endereço do site do cliente temos um ponto de interrogação e 5 parâmetros de UTM, são estes:

Source = Origem

Medium = Mídia

Campaign = Campanha

Content = Conteúdo

Term = Termo

Veja que cada um destes parâmetros trouxe logo em seguida as informações que eu queria passar junto com as outras informações do lead, como nome, telefone e e-mail.

Ao clicar no anúncio o usuário é direcionado ao site da empresa, que leva junto na URL estes parâmetros definidos previamente. Através de programação e “campos de formulário escondidos” (hidden fields) conseguimos “puxar” estas informações e enviá-las para o CRM de vendas do cliente.

Imagine receber entre 100 e 200 leads por mês e não saber de onde os negócios fechados vieram? É com toda esta configuração que podemos fornecer inteligência para as campanhas, realocando mais orçamento para campanhas vencedoras e pausando campanhas/anúncios que não trazem leads qualificados.

 

Dicas para garantir a inteligência de suas campanhas digitais

Contrate um bom CRM de vendas. Existem muitas opções no mercado, tanto nacional como internacional e nós te indicamos o Pipedrive (http://bit.ly/33cHNpa), um CRM com todas as funcionalidade que você precisa e que integra com a maioria das plataformas.

Faça o tracking de suas campanhas da forma correta. Tanto o Facebook como o Google tem seus próprios campos para incluir os parâmetros de UTM e também parâmetros personalizados caso necessário. Uma boa é controlar tudo em uma planilha e você só vai ter o trabalho de copiar as URL’s prontas e colar nos anúncios. Para isso temos um modelo que será bem útil pra você, faça uma cópia! http://bit.ly/38IGBLd

Utilize um aplicativo para integrar suas plataformas. O Zapier (https://zapier.com/app/) é o melhor para isso.

Quer saber mais sobre como nós ajudamos negócios a escalar suas vendas através do marketing digital? Fique à vontade para bater um papo sem compromisso com a gente!