O que é, como cresceu de repente e como utilizar na sua empresa? 

 

“Silêncio, o brasileiro está descobrindo o podcast”. Em 2019 tivemos o “BOOM” do podcast aqui no Brasil e apesar de só agora o tema ter iniciado um número crescente e expressivo de atenção, foi em meados de 2004 que o meio de comunicação surgiu, para sermos mais específicos em 21 de outubro de 2004 (que ficou registrado como o dia nacional do podcast) através do podcast Digital Minds (programa criado por Danilo Medeiros).

Muito parecido com o rádio, o podcast é um conteúdo entregue em forma de áudio que fica disponível para que o público escute quando e quantas vezes quiser. 

 

O crescimento

 

Durante o ano de 2019 foram feitas pesquisas para compreender o comportamento do brasileiro ouvinte de podcast. Segundo uma pesquisa feita pelo Deezer, houve um aumento de consumo de 67% no Brasil, onde foram levadas em consideração diversas plataformas como o próprio Deezer, Spotify, Apple Itunes e Google Podcasts. O Ibope também disponibilizou uma pesquisa sobre o tema, o painel “Ibope Inteligência – Pesquisa sobre Podcasts” trouxe alguns dados sobre como e porque utilizar este formato de comunicação. O tema foi abordado por Patricia Pavanelli que declarou a urgência sobre o conhecimento a respeito do podcast. 

Segundo o Ibope, dos 120 milhões de internautas no mundo, 40% já ouviram podcast, ou seja, 50 milhões de pessoas já ouviram algum tema dentro deste meio, que traz o conteúdo apenas em áudio. No Brasil o meio já movimenta 16 milhões de internautas fiéis.

Apesar de termos um número alto de fiéis ainda estamos crescendo e aumentando. A pesquisa também revelou que somos um público engajado com 25% dos ouvintes consumindo mais de uma hora por dia em Podcasts. A forma como os programas são reproduzidos é bem variada, a maioria opta pela praticidade dos celulares, mas ainda assim algumas pessoas utilizam tablets ou o próprio computador. 

 

Cartas na manga

 

A grande sacada do podcast ou o seu diferencial é a liberdade que o consumidor possui. Não existe um horário marcado para consumir, os temas são inúmeros e os programas trazem muitos detalhes em cada episódio, não há uma pauta a ser seguida e em muitos casos são apenas bate papos. 

 

Podcast da sua empresa

 

Antes de posicionar sua empresa em um meio de comunicação você precisa avaliar se o seu público estará lá para te ouvir.

O podcast ainda não é o lugar para vender produtos ou serviços, nele você irá estabelecer um relacionamento com o seu público, um ótimo local para aplicar o branding da sua marca. Então se for inserir sua empresa em um podcast ou criar um seja sutil ao falar do que tem a oferecer. 

 

Como sempre, conversamos com nosso cliente sobre como tudo o que movimenta o seu negócio precisa ser organizado e planejado, então tome todos os cuidados antes de entrar para a “podosfera”, tenha certeza de missão e valores, muitas vezes o digital pede que você se posicione e para isso você precisa entender o que é inegociável no seu negócio. Trace objetivos em cada meio de comunicação que for utilizar, um anúncio nunca será apenas um anúncio, ele possui uma comunicação e um objetivo que levará o público a tomar uma ação sobre a sua marca.