A grande notícia que vem balançando o mercado nesses últimos dias foi a mudança na exibição dos anúncios na Rede de Pesquisa do Google (vulgo pesquisa do Google). Com essa alteração, deixam de ser exibidos os anúncios laterais e o centro da página pode mostrar até 4 (quatro) anúncios de texto. No final da página, fica inalterada a quantidade de 3(três) anúncios.

Dessas mudanças podemos identificar impactos e oportunidades para os anunciantes e usuários. Muitos anunciantes estão se perguntando se o CPC (Custo por Clique) vai aumentar consideravelmente e assim acirrar a disputa a primeira posição, porém achamos que não será o principal ponto que devemos nos preocupar. Acreditamos que a mudança é mais abrangente, sendo que agora a qualidade com que as campanhas são estruturadas contará muito mais, então comece a dar mais atenção a métricas como Índice de Qualidade, otimizações e histórico para fazer um bom acompanhamento e se manter no topo das pesquisas.

Para seu anúncio ser exibido na primeira posição agora, além de ter um CPC acessível ao leilão, é necessário ser relevante ao usuário. Por isso, apostar em keywords Long Tail (cauda longa) será interessante, usando a segmentação certa e construindo anúncios que realmente chamem a atenção do usuário, consequentemente melhorando a qualidade dos links patrocinados exibidos, a experiência do usuário (que verá anúncios relevantes) e o Google passará a monetizar mais espaços com as Long Tails, sendo que antigamente usar Keywords mais genéricas era mais prático e os anunciantes acabavam esquecendo desse tipo de segmentação.

Para o espaço em branco que ficou ao lado direito das pesquisas, cria-se mais oportunidades ao Google Shopping.

Agora, os anúncios voltados ao Google Shopping serão exibidos nas pesquisas somados aos anúncio de texto na Rede de Pesquisa, então vale a pena para quem possui um e-commerce começar a explorar essa extensão da Google e não ficar de fora desse espaço.

Conclusão:

Com todas essas mudanças, fica evidente que o Google sempre deu atenção e continuará a dar para a experiência do usuário, se preocupando com a relevância dos anúncios e não apenas com o valor médio dos leilões. Para isso, fica a qualidade e atenção no desenvolvimento e estruturação das campanhas, sem esquecer a quantidade de fatores e métricas que complementam a plataforma de anúncio Google AdWords.