Muito provavelmente, se você trabalha com Marketing Digital, já ouviu falar do Edge Rank no Facebook. Mas poucas pessoas sabem a sua importância e como otimizá-lo.

O que é o Edge Rank

O Edge Rank é qualquer atividade no Facebook que pode criar uma história no newsfeed. Isso inclui comentários, likes, convites à eventos e marcação em foto. O Facebook utiliza ele para filtrar a newsfeed e mostrar os posts mais relevantes para cada pessoa.

Por que ele é importante

Por quê a maioria dos seus usuários não vê suas atualizações.

Com o passar do tempo, o Facebook foi aperfeiçoando o algoritmo para que apenas uma pequena quantidade de pessoas, hoje esse número gira em torno de apenas 0,2%. Ou seja, é muito importante oferecer conteúdo de qualidade para que mais pessoas o vejam.

Fatores que o Edge Rank leva em consideração

Afinidade

A afinidade do Edge Rank é calculada de acordo com o seu relacionamento com a pessoa que fez uma ação (like, comentário, marcação em fotos, convites aceitos à eventos). Se você tem um grande número de amigos no Facebook que curtem uma página em comum, é mais provável que esse conteúdo apareça no seu newsfeed.

O Facebook calcula a afinidade no Edge Rank analisando as ações que cada usuário faz, como por exemplo:

  • Força da ação
  • Quão próxima a pessoa que fez a ação é de você
  • Há quanto tempo atrás eles realizaram a ação

Peso do Conteúdo

Para cada tipo de conteúdo, o Facebook atribui um valor. É muito comum que fotos e vídeos tenham mais relevância do que simples textos e links, pois as fotos e vídeos tem uma chance maior de engajamento entre os usuários e é mais propício seu compartilhamento e viralização.

Tempo da Publicação do conteúdo no Facebook

O tempo da publicação é um grande fator para o Edge Rank, pois o Facebook oferece uma relevância maior à posts mais recentes (obviamente, pois as chances de propagação são muito maiores do que conteúdo antigo.

Como melhorar seu Edge Rank

1 – Não quebre as regras: Não faça com que seus fans reportem, ocultem as publicações ou deem dislike na sua fan page, quanto mais isso acontecer menos o Facebook irá confiar em você.

2 – Ofereça conteúdo de altíssima qualidade: (Um dos fatores mais relevantes) Quanto maior a qualidade dos seus posts, maior a chance de engajamento dos usuários., dessa forma o Facebook passa mais relevância para ele.

3 – Tipos de publicação: Fotos e vídeo, comprovadamente engajam mais os usuários do que links que textos. Mas se o link ou o texto forem de qualidade e proporcionarem engajamento, isso não é problema. Utilize chamadas, como por exemplo “Acesse o site e descubra como…”.

4 – Tempo da publicação: Analise em sua fan page, os dias e horários da semana que sua audiência está conectada para publicar exatamente para eles.

5 – Iteraja com seus fans: Responda às dúvidas e solicitações do seus usuários, o Facebook é uma ótima plataforma para que seus consumidores falem com você. Caso isso não aconteça, sabemos que 1 consumidor insatisfeito espalha a notícia mais rápido que um satisfeito.

Agora que você já sabe como funciona o Edge Rank, sua importância e como melhorá-lo, chegou a hora de por em prática :). Analise sempre seu público alvo para oferecer conteúdo de qualidade na hora que eles estão online para que eles compartilhem com seus amigos.

Descubra qual é o seu Edge Rank.