O que é a Mídia Programática

Com toda certeza a tecnologia que vem se mantendo cada vez mais no meio digital para anunciantes e publishers é a programática. Ela nada mais é que uma maneira inteligente de conseguir alcançar e conduzir o consumidor em potencial a uma conversão, uma venda por assim dizer.

Aprofundando mais no assunto, para os publishers – chamados também de afiliados onde geram conteúdo para internet e conseqüentemente tráfego (Sites e redes sociais, blogs, portais de noticias e etc.) – Esse conteúdo oferece a facilidade de venda de espaço dentro de suas plataformas e de forma otimizada.

Para anunciantes que desejam alcançar seu consumidor de maneira mais assertiva a mídia programática é perfeita porque consegue encontrar esse consumidor no local e no horário mais estratégico, com orçamento controlado e na maioria dos casos bem mensurados (através das ferramentas de anúncios) e tudo automaticamente. Visto tudo isso, facilita para a equipe a ação humana de ligar e marcar cafezinho para buscar um novo cliente.

O Google AdWords é um dos pivôs da mídia programática, ele possui a mais famosa compra de publicidade na web com sua Rede de Pesquisa (onde você provavelmente faz suas buscas na internet) e Rede de Display (Websites, Vídeos e Aplicativos onde anúncios podem ser exibidos).  Com ela é possível segmentar campanhas alinhando a sua estratégia de venda, permitindo alcançar o consumidor que está na região que o anunciante atua, no horário que ele quer aparecer e quem pesquisa sobre o seu produto ou serviço.

Na prática, é mais ou menos assim:
Se você vende tênis, a ferramenta AdWords consegue levar seus anúncios para as buscas relacionadas ao seu produto/serviço na internet (ex: valor do tênis azul da marca X ou Y), websites e aplicativos do mesmo segmento esportivo ou até mesmo vídeos do tênis azul, tudo isso de forma automatizada e totalmente segmentada.

Considerações Finais

Essa habilidade de conseguir captar o resultado que a mídia programática proporciona, nos faz ser o mais efetivo possível na hora de anunciar, além de conseguir saber quase em tempo real se o produto/serviço anunciado é bem aceito pelo mercado segmentado. Assim, planejamentos futuros deixam de ser um tiro no escuro e passam a ter dados relevantes para sua concretização, livre de qualquer surpresa com seu retorno de investimento esperado em longo prazo.

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