Landing Page é qualquer página que um usuário “aterrissa” ou “cai”, seja através de campanhas de Facebook, Google, Email Marketing e etc. É muito fácil perceber uma quando ela é sozinha, ou seja, com o design diferente do site da empresa e foi criada com um objetivo específico. Geralmente a taxa de conversão (percentual de pessoas que, entram em contato por exemplo, é bem maior do que o site).

Uma Landing Page não possui menu de navegação que linka para o site principal, pois ela é utilizada para levar o visitante ao seu objetivo de conversão (seja ele captar lead, visualizar um vídeo, clicar em um botão e etc).

Nunca utilize a página inicial para suas campanhas online, crie uma landing page que responda diretamente a pergunta do usuário. Exemplo: Busca no Google por Consultoria de Fluxo de Caixa > Landing Page sobre o serviço de Consultoria de Fluxo de Caixa, não sobre todos os tipos de Consultoria existentes.

 

Tipos de Landing Page

Basicamente existem 2 tipos de Landing Page, a de Geração de Leads e a de Compras Online.

Compras Online

Se algum dia você fez uma compra pela internet você passou por essa página como consumidor. Esse tipo de Landing Page possui um único objetivo: vender produtos.

Você pode divulgar ela para conseguir conversões imediatas.

Abaixo um exemplo de Landing Page de Compras Online na Netshoes, aonde o produto vendido é um tênis Adidas com o botão destacado entre o layout na cor laranja escrito “Comprar”:

Landing Pages para Geração de Leads

Conhecidas também como “Página de captura”, as landing page para geração de leads tem o objetivo de captar informações do usuário, como nome, endereço de email, telefone, nome da empresa e etc. Ela é muito utilizada pois as pessoas que preenchem o formulário se tornam prospects, para que a força de vendas da empresa entre em contato e ofereça suas soluções.

Ela não é exclusiva para empresas, existem diversas aplicações:

  • Oferecimento de e-book;
  • Registro em eventos online e presenciais;
  • Teste grátis de softwares;
  • Aviso de lançamento de um produto.

A quantidade de conteúdo e o tamanho da página impactam diretamente nas conversões, faça sempre testes a/b para descobrir qual delas converte mais e pause as que não estão funcionando tão bem. Tente também pedir o mínimo de informações no formulário, as pessoas não costumam perder muito tempo preenchendo eles.

Abaixo um exemplo de Landing Page que possui taxa de conversão de 10% (100% maior que a média brasileira de 5%):

Conclusão

Agora que você sabe o que é uma landing page e quais suas aplicações chegou a hora de criar a sua, lembre-se sempre de responder a pergunta do usuário e criar uma para cada tipo de assunto.

Se precisar de ajuda, nós somos especialistas na criação e constante otimização de landing pages, sempre atreladas à campanhas de Links Patrocinados de Performance.